quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Minestrone


Depois de tanta expectativa, Jamie finalmente chegou. E com ele veio mais a vontade de cozinhar.

No comecinho do livro ele conta sua história, que vai desde nascer em um Pub a estudar em escolas na França, voltando pra sua Londres. Sua linguagem informal vai de acordo com a postura de jovem chef e proporciona uma deliciosa leitura!

Antes de ensinar qualquer receita ele ensina a importância dos ingredientes. Ingrediente de qualidade significa comida de qualidade. E qualidade quer dizer frescor, pureza. Dita uma lista de ingredientes indispensáveis na cozinha e por incrível que pareça nunca pensei que sempre fosse precisar de Pinhão. A lista vai desde Mostarda Dijon a Anchovas em conserva. Alguns você imagina que nunca vai conseguir encontrar no supermercado, mas eles estão sempre lá, na mesma prateleira que você passa batido para pegar um prato pronto.

Pretendo comprar quase toda a lista no final de semana, mas hoje mesmo quis começar com a primeira receita do livro, uma sopa. O que vem na sua cabeça quando se fala em sopa? Aquela amassadinha de nenem? Aquela de batata, cenoura e carne? O mundo das sopas vai além disso. Basta ter um pouquinho mais de criatividade.

Uma das favoritas do Jamie e a primeira do seu livro é o Minestrone. Há muitas do tipo na Itália, e podem ser consumidas tanto no inverno quanto no verão, dependendo apenas de seus ingredientes.

Para 6 pessoas
10 tomates grandes maduros (ou 800g de tomates em conserva, sem o suco)
3 cenouras de tamanho médio
2 alhos-porós de tamanho médio
5 talos de salsão (aipo)
2 cebolas roxas
1 repolho (ou uma mistura equivalente de repolhos diferentes)
1 colher (sopa) de óleo de oliva
2 dentes de alho fatiados finamente
1 colher de sopa de alecrim picado
850 ml de caldo de presunto ou pernil (ou caldo de galinha ou de vegetais)
3 punhados de manjericão fresco
170g de espaguete
sal e pimenta-do-reino moída na hora
óleo extravirgem de oliva
queijo parmesão ralado

Depois de fazer pequenos talhos em cruz na ponta, coloque os tomates em água fervente por alguns instantes. Então tire a pele, as sementes e pique-os grosseiramente em cubinhos. Raspe as cenouras, corte-as em quatro no sentido do comprimento e pique. Retire as folhas externas dos alhos-porós, corte-os em quatro o sentido do comprimento, lave bem e pique. Retire as partes fibrosas do talo do salsão, corte-os ao meio no sentido do comprimento e pique. Você pode usar o miolo de alho-poró, que eu adoro com saladas, mas acontece que minestrone parece que foi criado para se usar os talos externos, que não são de entusiasmar. Descasque e pique as cebolas. Quando picar esses vegetais, procure obter pedaços mais ou menos do mesmo tamanho, mas sem ser preciso demais. Lave e pique grosseiramente o repolho.

Ponha o óleo de oliva em uma panela de fundo grosso e refogue a cenoura, o alho-poró, o salsão, a cebola, o alho e o alecrim em fogo médio até que fique 1 a 2 minutos. Adicione o caldo e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos a partir do ponto em que levantar fervura, tirando a espuma se necessário. Acrescente o repolho, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte então o manjericão em pedaços e a massa. Prove antes de finalizar o tempero. A sopa deverá ficar espessa, com muito sabor, e o repolho não deve ficar muito cozido.

Sirva com um bom óleo extravirgem apimentado e o parmesão.

Coisas que aprendi:

- Cebola roxa fica transparente depois que refoga.
- Vai ser difícil achar caldo de pernil, então usei o de vegetais.
- Nunca quebrar espaguete com sacola plástica (vide resultado em foto).
- Comer coisas que nunca imaginaria comer.
- Que parece macarrão mas não é.

Estava tudo maaaa-raaaa-viiii-lhoooo-soooo. Usei minha irmã e meu cunhado de cobaias, e eles disseram "está ótimo o tempero" e "repleto de sabor", respectivamente. Não são verdadeiros críticos de gastronomia, rs, mas valeu muito.

Juro que recomendo. Não esqueça do parmesão no final, porque dá um super toque!

Sirvam-se.







Um comentário: